domingo, 20 de janeiro de 2008

Atomic Rooster (heavy progressive macabro!!)



Atomic Rooster - Death Walks Behind You (1970)


O power-trio inglês capitenado pelo tecladista Vincent Crane até hoje é mais lembrado pelo fato do lendário baterista Carl Palmer ter feito parte da primeira formação da banda (gravando o primeiro disco auto-intitulado) antes de formar o ELP,o que infelizmente acabou ofuscando o brilhante e macabro som que a banda fez no começo da década de 70.
Neste segundo álbum (Death Walks Behind You) , já com o baterista Paul Hammond e o guitarrista e vocalista John Cann, a banda conseguiu chamar atenção da mídia especializada por trazer um som pesado e cativante, recheado de climas soturnos e letras que falavam basicamente da morte e do cramunhão...o que até então, naquele ano o Black Sabbath fazia de melhor.
O que ouvimos nesse disco é basicamente um hard rock totalmente voltado para as camadas de moogs e hammonds do líder da banda, sem claro , esconder as guitarras com um timbre bem único em linhas simples,fazendo o papel de trazer o peso à tona com riffs repetitivos e sem solos , além do compentente trabalho de batera. Pois é , a banda não tinha baixista na formação , porém o tecladista consegue preencher bem esse lado em todas as músicas. Destaque também pelo bom gosto da capa , nada mais nada menos que a obra de arte Nabucodonosor de William Blake.
Nos anos seguintes, a banda ainda lançou dois álbuns de estúdio e o live Made in England, para se desmembrar totalmente e só restar o líder conturbado e egocêntrico Vincent Crane, decretando férias sem volta em 1973 . Em 1980, o mesmo ainda chamou novos integrantes para tentar um retorno , gravando o derradeiro álbum Headline News , produzido por David Gilmour do Pink Floyd.
Altamente recomendado para quem curte Black Sabbath, Uriah Heep , ELP, Bigelf, Van
Der Graaf Generator.







link : http://www.badongo.com/pt/file/7399327






vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=O75iSwHnx-Y

5 comentários:

Anônimo disse...

Estava procurando conhecer o som dessa banda faz tempo!!!

Parabéns pelo blog, Edu !!! Baixando...

Ghost rider disse...

Fala Eduardo, é o ghost!
Esse álbum do Atomic Rooster é excelente!

valeu mesmo!

Unknown disse...

bão pra carvalho..
bota uns blues que vai ficar perfeito.... ficará nota 11!!

boa sorte!

Anônimo disse...

Aí, Eduardo!

O blog está muito bom... Layout, bandas escolhidas... Está de parabéns!

Atomic Rooster foi uma das primeiras bandas que eu ouvi e me apaixonei logo de cara. Conheço tudo que eles lançaram, bandas que os integrantes participaram e mais.

Sobre esse disco é um dos mais fodas que eu já ouvi. A primeira música é esmagadora e apresenta muito bem o que vem adiante!

Mais uma vez congratulações e continue com essa iniciativa... Se precisar de algo é só pedir!

Valeu!

Roderick Verden disse...

Tenho o vinil, importado, mas com capa diferente. No dia que adquiri ess disco, encontrei com um velho colega que há tempos não via. Mostrei o disco pra ele e disse "A Morte anda atrás de você". Seis meses depois, ele morreu. O disco é excelente. A meu ver, hard rock com progressivo. Apesar talentoso líder Vincent Crane, penso que a maior atração do disco é o guitarrista, vocalista e compositor de mão cheia, John Can. Ele cria riffs pesados e sola bem também. Agora, no disco não há moogs; orgão e piano sim.
Abraços