domingo, 20 de janeiro de 2008

Rick Wright e seu primeiro vôo solo





Rick Wright - Wet Dream (1978)



O autêntico lorde inglês Richard Wright além de ser muito subestimado , sempre é esquecido nas rodas de discussões intermináveis entre fãs de Pink Floyd , e sempre foi de um exemplo perfeito da antítese de um rockstar...
Na minha opinião , foi claramente o músico com mais conhecimento e riqueza musical da banda , capaz de uma sensibilidade musical ímpar se comparada aos outros grandes tecladistas do rock progressivo. No ano de 1978 , logo após a exaustiva turnê do Animals , o Floyd já demonstrava sinais de desgaste e brigas internas geradas pelo egocêntrico Roger Waters....então nada mais justo do que ele (assim como o Gilmour ) exarcebar seu lado compositor num vôo solo de primeiríssima qualidade .
No geral, esse disco soa bem floydiano , o que para um fã da banda é um deleite , mas ele tem um tempero adicional se escutado com mais atenção....juntando o lado introspectivo que já conhecemos bem , com pitadas de soft-jazz que podem ser comparadas aos discos solos de Robert Wyatt , world music e até de new age (que talvez nesta época nem existisse tal termo)....
Bom , o fato é que o disco segue uma regularidade mantendo-se ótimo do início ao fim , e de forma alguma se torna cansativo .... muito viajante, com um clima melancólico , simples mas muito bem executado por um time de primeira linha formado por saxofonista/flautista Mel Colins (King Crimson , Camel , Caravan , Alan Parson´s Project ) , o renomado guitarrista Snowy White (Pink Floyd , Thin Lizzy , Roger Waters ) , o batera Reg Isadore ( Robin Trower ) e o baixista Larry Steele.
Nem preciso deixar claro que esse disco é obrigatório para amantes de um bom rock progressivo , até porque esse carinha que é tão esquecido tem um talento nato de transmitir toda sua personalidade introspectiva e muitas vezes melancólica em sua refinada música. Que ele largue de ser bunda mole e deixe de ser a eterna ´´sombra ´´ do Gilmour.


link : http://www.mediafire.com/download.php?9caa9dvdmwm

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Edu! Para quem for baixar: esse álbum é REALMENTE bom, sem brincadeiras! As melodias são suaves e calmas, a voz do Rick serve como uma luva. Destaque para "Against the Odds" e "Summer Elegy".

Valeu Edu, foi você quem me passou o álbum no Soulseek, lembra? Acho o Wet melhor que o Broken China =)

Abraços

Roderick Verden disse...

Richard Wright é meu músico predileto no Pink Floyd: melhor compositor, arranjador, cantor(instrumentista é do David Gilmour). Penso que Wright é o maior anti-superstar do mundo. É tão discreto e modesto que, às vezes, me irrita! Tenho esse disco em vinil, da Nova Zelândia! A capa é muito bonita também. Minhas prediletas: "Mad Yannis Dance"; "Pink's song" e "Drop from the top". A resenha foi boa e verdadeira. Gostei igualmente do comentário da Laís. Se bem que prefiro o "Broken China".
Abraços