domingo, 20 de janeiro de 2008

Blackwater Park (hardão sueco raríssimo!! )


Blackwater Park-Dirt Box(1972)



Aqui vai minha primeira recomendação...trata-se da banda obscura alemã chamada Blackwater Park,no qual o vocalista era inglês.Apesar da banda passar despercebida,quem escuta esse álbum de estréia da banda se espanta com a qualidade das músicas e da gravação,um hard rock empolgante e marcante,no qual o vocalista se diferencia das outras bandas contemporâneas pelo seu timbre grave e belíssimo.O disco é pesado mas com belas intervençoes do teclado,mas nada exagerado ou pomposo.Vale a pena conhecer essa banda que acabou influenciando o Opeth mais tarde colocando o título de um álbum como ´´Blackwater Park´´....Abaixo,segue uma resenha do extinto site Planeta Stoner:

"Difícil imaginar o motivo de uma banda como esta gravar apenas um único álbum que, embora fantástico, não tenha alcançado a popularidade que poderia obter pelo brilho de seu trabalho. Trata-se da banda alemã Blackwater Park.

O disco em questão é o excepcional "Dirt Box". Lançado pela Basf em 1972, possui uma energia e qualidade muito acima da média das bandas da época.

A banda era formada pelo inglês Ritchie Routledge (vocal) e pelos alemães Michael Fechner (guitarra), Andreas "Scholli" Scholz (baixo e teclados), Norbert Kagelmann (bateria) e Wolfgang Rumler (guitarra).
"Dirt Box" começa inspirado com a ótima "Mental Block" (3:18), cuja introdução de teclados e guitarra lembra um pouco a excelente banda inglesa Atomic Rooster, do tecladista Vicent Craine, em seus melhores momentos, como nos álbuns "Death Walks Behind you" ou "In Hearing of".
Na seqüência temos a também excelente "Roundabout" (5:45”). – Nada a ver com o Yes, é claro...
A melhor faixa do álbum é a fantástica "Rock Song". Com o tempo de 8:45, a faixa é uma obra-prima, com solos de guitarra de tirar o fôlego dos apaixonados pelo bom hard rock dos anos 70. Nesta música, a banda passeia por vários estilos e ritmos, lembrando coisas do heavy metal iniciado nos anos 80, passagens que lembram o melhor de Black Sabbath e o psicodelismo do final dos anos 60. O trabalho das guitarras é também um dos pontos altos da música – um clássico !!!!

Para o leitor ter uma idéia dos vocais, a interpretação de Ritchie Routledge lembra um pouco a forma de cantar do famoso David Coverdale (Deep Purple e Whitesnake).

O disco termina com uma das melhores versões dos Beatles que já ouvi. Trata-se da faixa "For no One" (3:25).
A música, originária do clássico álbum "Revolver" (1966), foi totalmente adaptada ao som do Blackwater Park, em uma versão mais pesada e densa do que a original. Apesar de muitas bandas gravarem músicas dos Beatles nesta época, a versão do Blackwater Park é das mais inspiradas e alcançou um resultado surpreendente. É realmente um cover que vale a pena pela originalidade.

Ao todo, o disco contém 7 faixas, todas de altíssima qualidade, apesar do destaque para "Rock Song".O álbum foi relançado em 1996, em formato digipack pela Spalax Music e é a chance dos amantes do bom e velho rock and roll obterem esta verdadeira obra de arte."


link: http://rapidshare.com/files/25056770/Blackwater_Park_-_Dirt_Box__1971_.rar.html

2 comentários:

Anônimo disse...

heheheheh...eu tenho este lp nacional, sim nacional e portanto raríssimo.

Anônimo disse...

afinal... é Sueco ou Alemão?